quarta-feira, 23 de setembro de 2015



Pique-bandeira (Porta-bandeira)

Origem:
Pique-bandeira, porta-bandeira,bandeira, bandeirinha, rouba bandeira, bimbarra, capture a bandeira, barra bandeira ou rouba lata, como muitas brincadeiras tem varias versões. Uma versão é que nem é dos anos 70 ou 80, pode ser que tenha chegado aqui nessa época, ou se popularizou nessa época. Mas na verdade foi iniciada pelos escoteiros, segundo consta no ano de 1947. Era de se pensar que essa brincadeira tenha surgido pelos anos 70, já que não tinha a quantidade de coisas que se tem a partir dos 90, então como as ruas eram mais tranquilas, não tinha tanta violência e se brincava mais nas ruas, poderia ser dessa época. Mas foi uma brincadeira bastante popular também na década de 80 e começo dos anos 90 quando aí os eletrônicos e as novidades somados a violência urbana diminuíram a popularidade dessas brincadeiras.


Como jogar:

As crianças se dividem em dois times com número igual de participantes, e cada um escolhe um capitão.
  Cada time fica em um lado do campo, dividido ao meio por uma linha. No fundo de cada campo é desenhado um círculo e uma bandeira, representando o time, é colocada dentro dele.
 Um time tem que tentar pegar a bandeira do outro e trazer para o seu campo. Quem conseguir fazer isso primeiro vence. Ninguém pode sair das linhas que delimitam os campos.
 Quando entra no território dos adversários, o jogador fica congelado se for tocado por um deles e só pode voltar a se mexer se for tocado por uma pessoa do seu time.

12 comentários: