terça-feira, 10 de novembro de 2015

Pipa (brinquedo)

Pipas ou papagaios
pipa (português brasileiro) ou papagaio de papel (português europeu), , também chamada de papagaio, pandorga ou raia, é um brinquedo que voa baseado na oposição entre a força do vento e a da corda segurada pelo operador.
É composta de papel que tem a função de asa, sustentando o brinquedo. Conforme o modelo pode contar com uma rabiola que pode ser de sacola, que é um adereço preso na parte inferior para proporcionar estabilidade,também pode uma usar linha.
É um dos brinquedos mais utilizados por criançasadolescentes e até adultos. Na maiorias das vezes, não há um local apropriado para a prática desta brincadeira.
É um brinquedo que em pleno século XXI disputa seu tempo com o celular na hora da diversão, muitas crianças preferem pipa do que o celular porque a pipa faz você interagir com os seus amigos pessoalmente enquanto o celular só tem faz interagir através de áudios de voz ou mensagens.

História
As pipas nasceram na China antiga. Sabe-se que por volta do ano 1200 a. C. foram utilizadas como dispositivo de sinalização militar. Os movimentos e as cores das pipas eram mensagens transmitidas à distância entre destacamentos militares.
O político e inventor norte-americano Benjamin Franklin utilizou uma pipa para investigar e inventar o pára-raios. Hoje, a pipa mantém a sua popularidade entre as crianças de todas as culturas.

Outras designações
No Brasil cafifa, papagaio, quadrado, piposa, pandorga (no Rio Grande do Sul e Santa Catarina), arraia ou pepeta (em estados como Acre e Amazonas).
Em Portugal é designado papagaio de papel, e, em algumas zonas do norte do país, estrela. No arquipélago da Madeira é conhecido como joeira.

Pipa x arraia
Muito populares nos subúrbios da cidade do Rio de Janeiro, são chamadas de pipas propriamente ditas aquelas em formato de pentágono, com cabresto triangular e rabiola. Já as arraias não possuem rabiola, e são mais comuns em Niterói.

Cerol
O cerol é uma mistura cortante de pó de vidro e cola de madeira utilizado na linha da pipa com o objetivo de cortar a linha de outra pipa oponente. Acidentes fatais relacionado com o cerol ocorrem em áreas onde existe a prática com aeronavespedestresciclistasmotociclistas e paraquedistas que eventualmente tenham contato com a linha.

Como fazer uma pipa
Para fabricar uma pipa é preciso ter:
• Varetas de bambu ou vareta japonesa;
• Papel de ceda de várias cores;
• Linha para pipa, de preferência nº 10;
• Cola;
• Tesoura;
• Fitas de plástico para rabiola.


Confira abaixo neste vídeo um tutorial que lhe ensina a fazer uma pipa tradicional para seus filhos brincarem no parque:

Conselhos para empinar pipa com segurança
Mas antes de deixar seus filhos brincarem com a pipa, é importante seguir estas recomendações:
1. Nunca brinque com sua pipa próxima de postes ou fios de alta tensão;
2. Solte pipas em parques ou sítios, para evitar acidentes;
3. Não use cerol, cortante ou outro objeto para reforçar sua linha. Estes materiais são perigosos e podem causar acidentes bem graves, principalmente com os motoqueiros;
4. Use protetor solar e boné para se proteger do sol quando for empinar sua pipa.
Modelos de pipas criativas.

Veja abaixo alguns modelos de pipas bem criativas, e que podem ser feitas em casa, ou compradas em lojas especializadas:




Nenhum comentário:

Postar um comentário